top of page

Liberdland - O sonho liberal capitalista

Na música de John Lennon temos desejos utópicos que fariam o mundo um lugar melhor.

Cito algumas estrofes:
Imagine there is no countries
it isn't hard to do
No need for greed or hunger
A Brotherhood of man

Talvez este lugar possa vir a existir, ele chama-se Libertland ou República Livre de Liberland.

Trata-se de uma cidade-estado soberana localizada numa região não reclamada na região da fronteira Croácia-Sérvia, na parte ocidental do Rio Danúbio. A região ocupada pelo país não é reclamada pelos países que fazem fronteira. A área é de cerca de 7 km², e em sua maioria é coberto por florestas.

É uma nação auto-proclamada em 15 de abril de 2015 pelo atual presidente libertário Vít Jedlička, que foi eleito imediatamente com dois votos a favor e zero contra.


Vít Jedlička é membro do Partido Checo dos Cidadãos Livres, que se baseia na ideologia liberal clássica.

O lema oficial da Liberland é "viva e deixe viver". O objetivo do Estado é "criar uma sociedade onde as pessoas justas possam prosperar sem regulamentações estatais ineficientes e impostos". Os fundadores são inspirados por países como Mônaco e Liechtenstein. Jedlicka aceita pedidos de cidadania, e de acordo com o site oficial, apenas comunistas, neonazistas e extremistas não são elegíveis para a cidadania.

Suas leis foram publicadas em uma versão preliminar de uma constituição codificada, e uma lista de leis a serem incluídas na Constituição. Estes documentos descrevem Liberland como um país governado sob um sistema de três poderes com o executivo, legislativo e setores judiciais que procuram promover os direitos individuais. Ele também tem uma lista de infracções penais, que incluem "poluição","perturbação da ordem pública", além de crimes universais comuns, como homicídio e roubo.

No campo econômico, existem planos para um sistema oficial de criptomoeda, mas todas as moedas serão aceitas. [ Liberland também aceita doações em Bitcoin. Os políticos vão ser constitucionalmente proibidos de endividar o país.
Libertland já obteve relativo apoio de Suiça, República tcheca, Espanha e Noruega.

Segue site oficial do pais: https://liberland.org/

bottom of page