top of page

Com o fim do padrão ouro (Bretton Woods) em 1971 a moeda fiduciária adquiriu papel principal na economia global. A moeda fiduciária tem como lastro apenas a confiança do seu respectivo governo.

Por vez esta confiança é exagerada, inclusive nos EUA, onde o FED ampliou seu balanço de R$ 800 milhões para 4 trilhões desde a crise de 2008. Também conhecido como “helicopter Money” ele foi despejado na economia na tentativa de reativa-la após a traumática crise Sub Prime de 2008.

 

Hoje, começamos a observar um movimento que pode ser muitíssimo perigoso para o dinheiro da população. Com a mudança do dinheiro para o mercado digital, o governo pode, quando desesperado, tomar medidas que podem chegar até mesmo ao confisco. Como o dinheiro todo é digital, o confisco seria muito facilitado. Além disto sendo todas as transações digitais, a sonegação fiscal será impossível.

​

Hoje já temos alguns países vivendo nesta situação. Na Suécia há lojas que colocam o cartaz: Não aceitamos dinheiro. 4 em cada 5 transações já são feitas por meios digitais. Pessoas mais idosas ou não familiarizadas com tecnologias também começam a ter problemas para aquisição de bens e serviços.

Outro país que iniciou a exclusão de dinheiro físico foi a Índia. A mesma decidiu por retirar de circulação suas notas mais altas, a de 500 e 1000 rúpias. Toda transação utilizando estas notas passarão a ser ilegais. Isto também já está gerando um grande problema em sua economia uma vez que menos transações passaram a ocorrer.

​

As leis que buscam maior arrecadação não param por ai. Em 2014 os EUA aprovaram uma lei chamada FATCA (Foreign Account Tax Compliance Act). Esta lei fez que até mesmo os blindados bancos Suíços abrissem suas informações ao governo americano, permitindo saber todo capital americano no exterior e não declarado.

Em 2015 o Brasil aceitou o FATCA informando todas os dados e recursos de americanos em território brasileiro. Pela política de reciprocidade da OCDE o governo brasileiro também terá acesso a informações e recursos brasileiros em solo americano.

​

Suécia: https://www.theguardian.com/world/2014/nov/11/welcome-sweden-electronic-money-not-so-funny

Índia: http://oglobo.globo.com/economia/india-tira-de-circulacao-notas-de-500-mil-rupias-para-combater-corrupcao-20433317

FATCA: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_de_Conformidade_Tribut%C3%A1ria_de_Contas_Estrangeiras_(FATCA)

​

​

bottom of page