O dominó Europeu
Nos últimos anos temos visto um aprofundamento na crise dos países europeus. Apesar do esforço do BCE com estímulos monetários, os mesmos acabaram por não surtir muito efeito na maioria das economias e a conta parece estar próxima de ser cobrada. Alguns dos principais países em dificuldade são:
Itália
Após a derrota do governo atual no Referendo que buscava agilizar a hierarquia de poderes permitindo assim a efetivação de reformas necessárias para a salvação do país. Seus bancos também se encontram entre frágeis financeiramente da Europa.
França – Em movimento contrário do que foi observado em eleições anteriores, a extrema direita de Marine Le Pen ganha força e promete trazer mais instabilidade política ao país.
Grécia
A Grécia saiu dos noticiários após o péssimo acordo realizado com seus credores. Esta deve retornar os noticiários em breve quando chegar a data do novo pagamento de seus empréstimos, o que deve acontecer em maio de 2017. Podemos chama-lo de Grexit.
Portugal
O país encontra-se simplesmente falido, com uma dívida impagável e prestes a perder o acesso ao dinheiro fácil do BCE. Para ter acesso a esta linha de crédito os países precisam ter ao menos uma agencia de rating atribuindo grau de investimento aos seus títulos. Portugal possui apenas de uma agencia minúscula do Canadá. É possível que o termo PORTUGOUT comece a aparecer nos noticiários em breve. Além disto já tivemos a quebra de 5 bancos nos últimos anos.
- A fragilidade do setor bancário é um risco para as contas públicas e exige resolução imediata.
- O défice de 2017 não deve ficar abaixo de 2,1%, bastante longe da previsão de 1,6% do Governo.
- Estrangulamentos estruturais continuam a retrair o crescimento e exacerbam as vulnerabilidades.
- A reforma das pensões foi feita à custa dos jovens e dos futuros reformados.
Alemanha
Nem mesmo a poderosa Alemanha escapou da crise. Um de seus principais bancos, o Deutsche Bank.
Espanha
O país vive uma crise clássica, baixo crescimento e alto desemprego com taxas chegando a 25%
O mundo está se tornando um lugar muito perigoso, talvez até mais perigoso que o Espírito Santos (de uma forma diferente). Este novo mundo é capaz de acabar com a vida de várias gerações futuras.

